PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Escola Melvin Jones propõe enquanto instituição formativa de ensino, uma educação que busca a excelência na qualidade de ensino e aprendizagem, educação esta que preconiza no Projeto Político Pedagógico de nossa escola, fundamentando-se no principio de ofertar uma educação que contribua para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, com base na construção, disseminação do conhecimento e re-leitura de mundo, realizado de forma continua, envolvendo professores, alunos, funcionários e toda comunidade escolar.
            A proposta pedagógica adotada pela escola foi a Tendência Sociointeracionista de Vygotsky, priprioriza a interação do educando com o meio, contribuindo para a reflexão, ação e construção de uma nova perspectiva de vida. Enfatizando também a intencionalidade de um desafio, de promover ações educativas, no sentido de minimizar as causas da exclusão, possibilitando praticas inclusivas, tanto no que se refere ao conhecimento, quanto nas formas de participação no espaço escolar.      
 A Teoria  Sócio-intercionismo  defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e as bases biológicas do comportamento humano. Partindo de estruturas orgânicas elementares, determinadas basicamente pela maturação, formam-se novas e mais complexas funções mentais, a depender das experiências sociais a que as crianças se acham expostas." (Davis & Oliveira, 1993:49)
Vygotsky construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
É na troca com outros sujeitos e consigo próprio que se vão internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimentos e da própria consciência. Trata-se de um processo que caminha do plano social - relações interpessoais - para o plano individual interno - relações intra-pessoais. Assim, a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem. O professor tem o papel explícito de interferir no processo, diferentemente de situações informais nas quais a criança aprende por imersão em um ambiente cultural. Portanto, é papel do docente provocar avanços nos alunos e isso se torna possível com sua interferência na zona proximal. Vemos ainda como fator relevante para a educação, decorrente das interpretações das teorias de Vygotsky, a importância da atuação dos outros membros do grupo social na mediação entre a cultura e o indivíduo, pois uma intervenção deliberada desses membros da cultura, nessa perspectiva, é essencial no processo de desenvolvimento. Isso nos mostra os processos pedagógicos como intencionais, deliberados, sendo o objeto dessa intervenção : a construção de conceitos.